"Eu acho que...": as armadilhas do achismo

"Eu acho que...": as armadilhas do achismo

Sua organização tem uma cultura data-driven ou é guiada pelo achismo? Entenda.

"Eu acho que...": as armadilhas do achismo

No cenário empresarial sempre tão dinâmico, onde a competição é acirrada, as empresas buscam incessantemente maneiras de se destacar, atrair novos clientes e manter a fidelidade dos antigos. Nesse contexto de dinamismo, as armadilhas do achismo emergem como obstáculos que podem minar o sucesso das organizações. Para fugir desse problema ainda comum em muitas empresas, é preciso adotar uma cultura data-driven e fugir do fenômeno HiPPOO.


Desvendando o Achismo e o "Fenômeno HiPPO


As armadilhas do achismo são desafios comuns que muitas empresas enfrentam. Elas se manifestam frequentemente sob a sombra do que é conhecido como o "fenômeno HiPPO," uma sigla em inglês para "a opinião da pessoa mais bem paga." Nesse cenário, a influência hierárquica muitas vezes prevalece sobre insights baseados em dados sólidos. 


Ao desvendar o achismo e o "fenômeno HiPPO," as empresas podem promover uma cultura de tomada de decisão informada e responsável. Deixando suposições subjetivas de lado, e sem desconsiderar o know-how de quem quer que seja, a análise de dados naturalmente se torna a “voz” mais influente nas discussões, orientando estratégias e ações com base em informações concretas. Isso não apenas aumenta a eficácia das decisões, mas também ajuda a minimizar riscos e otimizar resultados.


O achismo também pode ser um obstáculo à diversidade e inclusão, uma vez que supomos compreender todas as perspectivas. Para evitar tais armadilhas, a Laborit abraça dados e conhecimento como um dos elementos-chave para  valorizar a diversidade e trabalha para criar ambientes inclusivos, auxiliando as empresas a adotar uma abordagem mais inclusiva em suas operações.



A Arte de Tomar Decisões Baseadas em Dados


A tomada de decisão orientada por dados não é apenas uma estratégia inteligente, mas uma transformação na maneira como as empresas abordam os desafios. Ela envolve a coleta de informações concretas, quantificáveis e mensuráveis e a análise criteriosa desses insights para direcionar estratégias e ações operacionais.



Houve um tempo, em que coletar e analisar dados eram tarefas desafiadoras, reservadas apenas aos especialistas. No entanto, o avanço da tecnologia trouxe softwares de business intelligence que simplificaram o processo. Hoje, até mesmo os não técnicos podem explorar dados complexos por meio de dashboards visuais e intuitivos.


Ainda assim, nossa experiência mostra que um dos maiores desafios para uma jornada de tomada de decisão baseada em dados é a identificação de ferramentas tecnológicas capazes de agrupar informações históricas, favorecendo a análise de tendências e ações para o futuro do negócio. E então, como fazer isso? Por onde começar? 


Identificando o Problema com Precisão


Para tomar decisões sólidas, é crucial identificar o problema com precisão. Na Laborit através do Círculo Lab, por exemplo, gestores de diferentes empresas tem a oportunidade de aprofundar seu entendimento dos desafios em questão. Isso permite que eles saibam exatamente quais dados são necessários para buscar soluções eficazes e melhorar os resultados.

Definindo Indicadores Relevantes


Outro aspecto crucial é a definição dos indicadores certos para análise. Com o auxílio da Laborit, nossos clientes são capazes de identificar os pontos de partida ideais para mapear soluções e otimizar resultados. Em um ambiente tecnologicamente avançado, praticamente todas as ações empresariais podem ser mensuradas e avaliadas.


Selecionando Fontes de Dados Confiáveis


Para traçar estratégias sólidas, é vital escolher fontes de dados confiáveis. Quando os dados são compartilhados externamente, como em bancos de dados e mídias sociais, a confiabilidade das informações é primordial. Nesses casos, auxiliamos na seleção de fontes confiáveis, evitando decisões errôneas que prejudiquem a reputação da empresa.


Agrupando Dados de Forma Eficiente


Às vezes, a tarefa de agrupar e estruturar dados manualmente é desafiadora e cansativa. Pensando nisso, a Laborit oferece soluções que automatizam esse processo, garantindo que todos os dados sejam coletados e classificados de maneira padronizada. Isso permite que os líderes extraiam o máximo de insights desses indicadores.


Confiança em Softwares Seguros


Na era da informação, muitos dados empresariais são altamente confidenciais. Além de construir uma relação no dia a dia de confiança mutua com nossos clientes e parceiros, trabalhamos para oferecer os melhores softwares de coleta de dados em tempo real. Isso favorece a tomada de decisões assertivas e seguras. Entre as ferramentas que mais utilizamos em nosso projetos e produtos podemos citar: Business Intelligence (BI), Big Data, Machine Learning e a Inteligência Artificial (IA). 


Tudo isso visando tornar os dados um aliado na busca por decisões assertivas e eficazes. E então, sua organização é data-drivin ou é guiada por achismos? 


Reinvente com a lab.

Preencha suas informações e conectaremos você com um dos nossos especialistas.

    Seus dados estão protegidos conosco. Conheça nossa Política de Privacidade.

    Quer conversar com um especialista da Lab agora? Fale em +55 11 91282-2323

    Acompanhe a Lab.

    Acompanhe nossas notícias, conteúdos e um pouco do nosso trabalho nas redes sociais.